Páginas

Social-icons

slide

  • Slide 1Meu Canto Alemão ficou pronto ♥
  • Slide 1♥ Organizando a minha cozinha ♥
  • Slide 1Veja aqui a transformação do meu banheiro ♥
1 2 3

29 de ago. de 2014

* fio terra * para cima ou para baixo !!???!!

olá pessoas!!!

K estou com uma baita dúvida, aquelas que nos deparamos e que nem pensávamos que teríamos que realizar uma consulta sobre o assunto.

Estou falando sobre a posição do pino de aterramento das tomadas elétricas que são adotadas como padrão no Brasil. Para cima ou para baixo?!!?


Compramos os espelhos das tomadas elétricas e meu esposo começou a instalá-los, ao instalar uns 3 espelhos ele percebeu que uns vinham com instrução que era para instalar com o pino de aterramento para cima e outros com instrução para baixo, eis que pairou a dúvida e comecei a consultar sobre o assunto.

Norma:

A norma do INMETRO referente padrão brasileiro de plugues e tomadas não prevê se o terra fica para cima ou para baixo, veja a norma aqui

Foto do plugue e da tomada padrão:



Para que serve o pino de aterramento:

O pino de aterramento serve para levar a descarga de energia até o solo para evitar choques de aparelhos que precisam de aterramento, isso somente ocorre em imóveis que já tenha o sistema de aterramento ou que o proprietário providencie sua instalação, do contrário os usuários continuarão tão desprotegidos quanto antes. 

Quais aparelhos precisam de aterramento:

Geralmente os equipamentos que precisam ser aterrados são: geladeiras, máquinas de lavar e microondas; de acordo com o INMETRO o plugue destes aparelhos deverão ter 3 pinos; os demais eletrodomésticos deverão vir com plugue de 2 pinos. A resolução estabeleceu um único tipo de tomada, com três furos, nela encaixam-se tanto o plugue de dois pinos como o de três.

Afinal o pino de aterramento deve ficar para cima ou para baixo:

Conforme mencionei acima a norma do INMETRO não prevê a posição do pino de aterramento, os materiais de consulta que li sobre o assunto são bem complexos para um leigo, o que eu entendi é que um pino é fase outro pino é neutro e outro pino é terra, e que na norma antiga convencionou que a fase fica direita do terra quando o mesmo está embaixo já a nova norma não especifica convenção do fase-neutro, apenas do terra que precisa ser sempre no centro, teoricamente tanto faz estar na direita ou na esquerda, o problema pode ocorrer se alguém aterrar o neutro, ai precisa saber realmente quem é o neutro. Li muita coisa e entendi migalhas, mas vou deixar o link do melhor texto que encontrei sobre o assunto se alguém tiver interesse blog do eriberto.

E lá em casa como vai ficar:

Vou ter que chamar meus 2 irmãos que são engenheiro eletricista pra me ajudar pois eu não sei, kkkkk, brincadeiras a parte as tomadas lá de casa ficarão com o terra para cima, pois em todas as discussões que li sobre o assunto convencionou-se popularmente que esta é a posição correta, tanto é que a maioria dos fabricantes de materiais elétricos estão passando o terra para cima nos adaptadores, deixando o pino fase do lado direito, terra centro e neutro esquerda, sendo essa a polarização correta, somente invertendo o terra de baixo para cima.

Meu prédio não tem aterramento, nesse aspecto vou ter que conversar com os maninhos, qual o risco que corremos de levar choque nos equipamentos que necessitam de aterramento.

Dica importante:

Antes de comprar os espelhos verificar se os aparelhos que serão utilizados operam com amperagem de 10 ou 20 amperes, pois os de 10 amperes o pino é de 4mm e o de 20 amperes o pino é de 4,8mm.



Beijos à todas e ótimo final de semana =)


COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+
COMENTE COM SUA CONTA BLOGGER

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário