Social-icons

slide

  • Slide 1Meu Canto Alemão ficou pronto ♥
  • Slide 1♥ Organizando a minha cozinha ♥
  • Slide 1Veja aqui a transformação do meu banheiro ♥
1 2 3

29 de ago de 2014

* fio terra * para cima ou para baixo !!???!!

olá pessoas!!!

K estou com uma baita dúvida, aquelas que nos deparamos e que nem pensávamos que teríamos que realizar uma consulta sobre o assunto.

Estou falando sobre a posição do pino de aterramento das tomadas elétricas que são adotadas como padrão no Brasil. Para cima ou para baixo?!!?


Compramos os espelhos das tomadas elétricas e meu esposo começou a instalá-los, ao instalar uns 3 espelhos ele percebeu que uns vinham com instrução que era para instalar com o pino de aterramento para cima e outros com instrução para baixo, eis que pairou a dúvida e comecei a consultar sobre o assunto.

Norma:

A norma do INMETRO referente padrão brasileiro de plugues e tomadas não prevê se o terra fica para cima ou para baixo, veja a norma aqui

Foto do plugue e da tomada padrão:



Para que serve o pino de aterramento:

O pino de aterramento serve para levar a descarga de energia até o solo para evitar choques de aparelhos que precisam de aterramento, isso somente ocorre em imóveis que já tenha o sistema de aterramento ou que o proprietário providencie sua instalação, do contrário os usuários continuarão tão desprotegidos quanto antes. 

Quais aparelhos precisam de aterramento:

Geralmente os equipamentos que precisam ser aterrados são: geladeiras, máquinas de lavar e microondas; de acordo com o INMETRO o plugue destes aparelhos deverão ter 3 pinos; os demais eletrodomésticos deverão vir com plugue de 2 pinos. A resolução estabeleceu um único tipo de tomada, com três furos, nela encaixam-se tanto o plugue de dois pinos como o de três.

Afinal o pino de aterramento deve ficar para cima ou para baixo:

Conforme mencionei acima a norma do INMETRO não prevê a posição do pino de aterramento, os materiais de consulta que li sobre o assunto são bem complexos para um leigo, o que eu entendi é que um pino é fase outro pino é neutro e outro pino é terra, e que na norma antiga convencionou que a fase fica direita do terra quando o mesmo está embaixo já a nova norma não especifica convenção do fase-neutro, apenas do terra que precisa ser sempre no centro, teoricamente tanto faz estar na direita ou na esquerda, o problema pode ocorrer se alguém aterrar o neutro, ai precisa saber realmente quem é o neutro. Li muita coisa e entendi migalhas, mas vou deixar o link do melhor texto que encontrei sobre o assunto se alguém tiver interesse blog do eriberto.

E lá em casa como vai ficar:

Vou ter que chamar meus 2 irmãos que são engenheiro eletricista pra me ajudar pois eu não sei, kkkkk, brincadeiras a parte as tomadas lá de casa ficarão com o terra para cima, pois em todas as discussões que li sobre o assunto convencionou-se popularmente que esta é a posição correta, tanto é que a maioria dos fabricantes de materiais elétricos estão passando o terra para cima nos adaptadores, deixando o pino fase do lado direito, terra centro e neutro esquerda, sendo essa a polarização correta, somente invertendo o terra de baixo para cima.

Meu prédio não tem aterramento, nesse aspecto vou ter que conversar com os maninhos, qual o risco que corremos de levar choque nos equipamentos que necessitam de aterramento.

Dica importante:

Antes de comprar os espelhos verificar se os aparelhos que serão utilizados operam com amperagem de 10 ou 20 amperes, pois os de 10 amperes o pino é de 4mm e o de 20 amperes o pino é de 4,8mm.



Beijos à todas e ótimo final de semana =)


28 de ago de 2014

* sanca fechada * rebaixo do teto * roda teto - passo a passo

Olá meninas tudo bem com vocês!!?!!

Hoje vou falar um pouco do trabalho que foi feito no meu apê pelo gesseiro, estou escrevendo este post com muita satisfação pois imagino uma pessoa igual a mim (uns 3 meses atrás) lendo, pois eu não estava entendendo nada como funcionava este trabalho e precisei entender todos os passos, e a minha satisfação é pensar que posso estar ajudando alguém que tem as mesmas dúvidas que eu tive.


Após algumas pesquisas na net e analisando qual a disposição que ficariam meus móveis na sala de estar e jantar, decidi que iria rebaixar o teto onde seria minha sala de estar e fazer uma sanca fechada no restante do ambiente, separando assim a sala de estar e jantar.

Todos os detalhes do gesso e dos spots eu escolhi com acabamento reto, nada com arredondamentos, pois andei pesquisando e parece que acabamento reto é tendência do momento, mas na verdade eu gosto mais de tudo reto mesmo, sem ondas.

1º passo: desenhamos todo o projeto de iluminação e detalhes como ficaria o gesso. Os spots ficariam com uma distância aproximada de 67cm, por estarem bem próximos um dos outros, decidimos fazer uma ligação intercalada no interruptor, o interruptor que ficaria próximo da porta de entrada acenderia uma lâmpada sim outra não, e o interruptor que ficaria próximo do corredor acenderia o inverso, sendo assim não teríamos ligação paralela, os plafons também seriam outra ligação, o plafon de sobrepor que fica próximo da porta acenderíamos em outro interruptor próximo da porta, e o plafon de embutir acenderíamos em outro interruptor próximo ao corredor. A decisão de acender uma lâmpada sim outra não foi pensando na possibilidade de nem sempre precisar acender todas de uma só vez.


2º passo: entregamos para o eletricista fazer os pontos de luz, ele executou o serviço e ficou assim:

3º passo: entregamos o projeto para o gesseiro, e o serviço de rebaixamento do teto e a sanca fechada foi executado em 2 dias.

Quando o gesseiro foi realizar o serviço dele o piso já estava assentado, por este motivo tivemos que isolar o piso com papelão e também com uma lona bem grossa, para não corrermos o perigo de riscar o porcelanato.


Todo o trabalho com o gesso foi realizado com drywall (gesso acartonado), somente foi usado o gesso comum para dar os devidos acabamentos.



Os plafons e os spots eu já havia comprado aqui (dica: sempre comprar primeiro todos os materiais que serão utilizados para depois chamar o gesseiro e eletricista, assim tudo flui corretamente); entreguei o plafon e um spot para o gesseiro para que ele pudesse abrir os buracos na placa de gesso de acordo com as medidas corretas.

Escolhi as molduras da sanca e do rodateto da cozinha e do banheiro, conforme foto abaixo: 

O gesseiro (muito caprichoso por sinal) entregou o serviço de acordo com o planejado:

4º passo: contratamos um pintor para passar massa corrida no gesso e pintar, agora sim ficou com cara de gesso, pois a massa corrida faz toda a diferença.


5º passo: o eletricista puxou a fiação que estava entre a laje e o gesso e colocou os soquetes.

Muito prestativo o eletricista instalou os plafons também. 

E nos entregou o serviço assim:

6º e último passo: euzinha aqui coloquei todos os spots e as lâmpadas.


Tudo era pra sair perfeitamente bem se não fosse aquelas 2 lâmpadas acendendo uma ao lado da outra, aiaiai,,, na hora de puxar o fio o eletricista inverteu os fios e em 2 lugares da sala uma lâmpada acendeu ao lado da outra no mesmo interruptor (detalhe: eu estava tão ansiosa pra ver tudo acabado que coloquei todas as lâmpadas e depois os soquetes e esqueci de testar).


Mas o eletricista já corrigiu a situação e agora estão todas as lâmpadas acendendo de acordo com o projeto.

*****
Roda teto: precisei do serviço do gesseiro para fazer o rodateto do banheiro e da cozinha, seguem fotinhas:


Graças à Deus o trabalho com o gesseiro, o pintor e o eletricista saiu tudo nos conformes e não deu nenhuma dor de cabeça.

Seguem os contatos do gesseiro e do pintor (o eletricista é meu tio, kkkkkk).

gesseiro: Sérgio (19) 32266121 e (19) 99122-5775
pintor: Maurício (19) 99111-7945
Eles prestam serviço na região de Campinas e eu super indico.

Beijos =)

12 de ago de 2014

fotos da reforma#4

Olá meninas tudo bem com vocês?

Vou postar umas fotos atuais da reforma, agora parece que está na reta final, faltando alguns detalhes.

Segue uma fotinha da fachada do prédio, meu apto tem 60mt2, o prédio tem mais de 30 anos de construção, 4 andares s/ elevador e meu apê está localizado no 2º andar. Atualmente moro no mesmo residencial porém o apto é de 2 dormitórios, 52 mt2.


obs: este não é o meu bloco, o meu é o de cima não saiu na foto, eu estava dentro do carro saindo do meu apto atual quando tirei essa foto

Aproveito para postar uma imagem da planta desenhada pelo meu esposo, está sem escala mas reflete a realidade.


Reforma: 

O gesseiro já terminou o serviço dele, ops, na verdade ele esqueceu de abrir o buraco no teto do banheiro para colocar a luminária, mas meu esposo acha que vai fazer isso sozinho ou vai pedir para o pintor.

O pintor começou o serviço hoje, vai passar massa corrida no gesso, fazer o acabamento no rodapé, tirar a textura da sala e do corredor, fazer uma textura no banheiro e pintar a apê todo, disse que demora 10 dias (vejamos se ele acerta nessa previsão).

O rapaz das esquadrias está nos dando o cano, o serviço dele consiste em trocar 3 janelas, fazer uns ajustes nas outras 3 janelas e colocar grade nas 6 janelas (3 quartos, sala, cozinha e banheiro). Pagamos 70% do serviço em junho com o combinado que ele começaria em 15 dias mas ele está nos enrolando, afs.

O pedreiro ainda está lá, com algumas coisas por fazer (instalar tanque, fazer sóculo do banheiro, trocar 3 pisos, ligar as torneiras, acabar o nicho do banheiro, instalar a duchinha e só).

Vamos as fotos:

foto tirada semana passada ** cavaletes do gesseiro no meio da sala

rebaixo do teto e sanca

com furos para os spots e o buraco para o plafon

não aguentei a ansiedade e coloquei 1 spot, não reparem 
pois está torto e ainda falta o pintor passar a massa corrida

o outro lado da sala, obs: quando tirei esta foto o gesseiro
ainda não tinha feito os furos para os spots

cozinha com as pastilhas

outro ângulo

detalhe do plafon, do gesso e spot

cozinha com o gesso, fiz somente o rodateto

Vocês lembram que eu comentei aqui que odiei o buraco que a marmoraria fez no granito onde fica a cuba da cozinha, então o rasgo na pedra estava bem menor que a cuba e um pedaço do meu dedo ficava escondido entre a pedra e a cuba, veja na foto abaixo:
odiei este espaço entre o granito e a cuba

Pois bem chamei o rapaz da marmoraria, ele descolou a cuba, cortou a pedra, lixou novamente e o resultado agora está 100%, tirei uma foto do rapaz da marmoraria trabalhando.
rapaz da marmoraria começando o retrabalho

Agora a cuba ficou bem rente a pedra, bem melhor que antes, fiquei super contente com o trabalho.
cuba já colada novamente

Gente não me canso de olhar para minha soleira clarinha, amei ter trocado a cor da soleira de preto são gabriel para branco dallas, obrigada meninas pelas opiniões e me ajudar na decisão (post sobre a cor das soleiras).
soleira branco dallas

soleira branco dallas

Vaso sanitário foi instalado sexta-feira êêê,,, toda vez que eu chegava no apartamento minha menina falava: "mãe xixi", afs afs tinha já um pinico lá no apê, kkkk.
banheiro

Meu menino passando pano molhado no revestimento do banheiro, hahaha trabalho infantil. Notem que o revestimento é o mesmo porcelanato do piso, ainda está faltando a textura na parte superior direita da parede.
banheiro um pouco mais limpo

Já que coloquei uma foto do meu menino trabalhando, segue uma foto da minha menina passando pano (brincando com a água isso sim).


Meninas é isso, fazia tempo que não postava agora exagerei nas fotos. Beijos à todas. =)